segunda-feira, 14 de maio de 2018

Campeonatos de Cubo Mágico no Rio Grande do Norte



Fala, galera cubista e apreciadores do cubo mágico! 

A postagem de hoje é sobre campeonatos de cubo mágico no RN. Então se você não sabe quantos campeonatos já tiveram até hoje no nosso estado leiam com atenção pra saber um pouco mais da história da terra do Elefante no mundo cubista.

Vamos lá!?

Ao total foram 8 campeonatos de cubo mágico até hoje no Rio Grande do Norte, sendo 6 oficiais e 2 não oficiais, em 3 cidades distintas: Mossoró, Natal e João Camara.

O RN iniciou sua jornada no Cubo Mágico Brasileiro na cidade de Mossoró no dia 18 de Maio de 2012 quando aconteceu o 1º Campeonato de Cubo Mágico da UFERSA. Campeonato este que foi não oficial e foi organizado pelos cubistas Pablo Cristian Duarte e Wagner Victor Paiva. Resumindo: O campeonato foi um sucesso e com isso nos dias 23 e 24 de março no ano de 2013 teve o primeiro campeonato oficial de cubo mágico organizado pelos dois (Wagner e Pablo Cristian, que infelizmente não participam mais de campeonatos da WCA desde 2014).



O Mossoró Open 2013 contou com 35 participantes e teve 10 modalidades oficiais. Foi um campeonato incrível (eu estava lá para contar a história). Muitos não sabem, mas foi no Mossoró Open 2013 que o grande Gustavo Penaforte Brito (atual segundo melhor do Brasil em média na modalidade 2x2) foi revelado, além de dois dos competidores mais experientes do RN: Pablo Eduardo Nikolais (que recentemente se tornou delegado da WCA e é o cubista do RN que participou de mais campeonatos da WCA – 11 no total) e Edvan Pontes (o grande professor de matemática e mito do megaminx).

Após isso, tivemos um período de latência em campeonatos no RN, voltando a ter campeonatos somente em dezembro de 2015 na cidade de Natal. O campeonato sediado no IFRN Campus Central foi nomeado de o 1º Campeonato de Cubo Mágico em Natal/RN e também foi um sucesso total que contou com a organização de 3 amigos que hoje fazem parte da diretoria da Associação Norte Riograndense de Cubo Mágico (ANCM), sendo eles: Diogo Rafael, Edvan Pontes e Pablo Eduardo Nikolais.



E do final de 2015 pra cá não parou mais. Tivemos o Dunas Open 2016, João Câmara Open 2016, Dunas Open 2017, Natal Open 2017 e Mato Grande Open 2018.

E a cada ano que passa o Rio Grande do Norte vai crescendo cada vez mais no mundo cubista tendo grandes nomes como Daniel Gomes Filho (atual 18º melhor do Brasil em single e média no megaminx), Diogo Rafael (18º lugar de média no skewb e 10º lugar de média no square-1), Victor Medeiros (6º melhor do Brasil em média com uma mão), além de muitos outros. Sem contar que agora o RN conta com um dos 9 delegados da WCA no Brasil que é Pablo Eduardo Nikolais.

Em breve teremos a terceira edição do Dunas Open. O Dunas Open 2018 que acontecerá nos dias 1 e 2 de Junho de 2018. O nono campeonato no RN, sendo o sétimo oficial pela WCA.




Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a história do RN no mundo do cubo mágico. Nos acompanhem sempre e aguardem as próximas publicações!

Acessem nossa página no facebook Cubo Mágico Natal para mais informações e até a próxima!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário